Informações disponibilizadas via E-Mail (Endereço Eletrônico):
         Aproximadamente R$ 2 milhões. Este é o custo do envio de correspondência, todos os anos, aos proprietários de veículos. Um valor alto que poderá ser reduzido se você cadastrar seu e-mail e o manter atualizado. Desta forma, a Receita Estadual poderá enviar, de forma eletrônica, todas as informações que você recebe hoje em papel sobre o valor do IPVA do seu veículo, datas para pagamento e descontos aos quais você tem direito:

  • Valores e vencimentos do IPVA;
  • Valor e vencimento do Licenciamento;
  • Valor e vencimento do Seguro Obrigatório;
  • Confirmação de pagamento recebido do IPVA


         Pense na facilidade, na economia e na agilidade, mas não deixe de lembrar das árvores que não serão cortadas e do lixo que não irá se acumular.
 Termo de Uso:
         Ao efetuar o cadastro do seu e-mail para o recebimento das informações do IPVA, licenciamento e seguro obrigatório, você passará a receber de forma rápida e confiável estas informações diretamento no seu E-MAIL (correio eletrônico). Estas informações estarão disponíveis também no site www.detran.rs.gov.br. Este serviço é totalmente gratuito e disponível para todos os veículos do estado do Rio Grande do Sul. O envio das informações via e-mail será feito no momento apropriado, quando disponíveis na Secretaria da Fazenda e Detran. Para cada veículo deverá ser feito um cadastro novo, identificando um ou mais e-mails para recebimento das informações. Quando ocorrer troca do proprietário do veículo as informações deixarão de ser enviadas para o proprietário anterior. O não recebimento das mensagens eletrônicas via e-mail não implica em qualquer tipo de isenção dos pagamentos relativos a IPVA, licenciamento e seguro obrigatório do seu veículo. Ao optar pelo recebimento via E-MAIL (correio eletrônico) você não receberá o informativo impresso no endereço do seu veículo. A qualquer momento poderá ser cancelado o recebimento via E-MAIL (correio eletrônico), voltando a forma normal de recebimento.
Garantimos o sigilo absoluto do seu e-mail.
SEFAZ RS / DETRAN RS

Se você já é usuário do auto-atendimento (serviços Contribuinte ou Contabilista), poderá cadastrar mais facilmente diversos veículos. Acesse AQUI o cadastro de veículos por CPF, CGC/TE ou CNPJ.