IPVA e seus Acessórios - Onde e Como Pagar  

1. Por meio do auto-atendimento do BANRISUL, BRADESCO E BANCO DO BRASIL, quando o contribuinte for cliente do banco. Não necessita emissão prévia de guia. De posse do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV, basta informar os dados necessários e autorizar o débito em conta. Serviço disponível 7 dias da semana, 24h, no endereço internet de cada banco, por telefone (informe-se o número) e nas máquinas de auto-atendimento. O banco disponibilizará um cupom comprovando o pagamento. Modalidade não permitida para veículos zero km ou contribuintes com débito de IPVA em cobrança administrativa e judicial.

2. Apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV nos caixas das agências e postos bancários do BANRISUL e do BRADESCO. Não necessita emissão prévia de guia. Serviço restrito ao horário de atendimento dos estabelecimentos. O banco disponibilizará um cupom comprovando o pagamento. Modalidade não permitida para veículos zero km ou contribuintes com débito de IPVA em cobrança administrativa e judicial.

3. No caso de veículos novos, ou contribuintes com débito de IPVA em cobrança administrativa e judicial, será necessário emitir previamente uma Guia de Arrecadação Única com Código de Barras - GAUCB, ou uma Guia de Arrecadação Eletrônica - GA, procedendo nos termos indicados nos itens 2 e 4 do ICMS. Informe-se junto à Fazenda Estadual sobre os dados obrigatórios na guia.