ICMS - Onde e Como Pagar  

1. Por meio do auto-atendimento do BANRISUL, quando o contribuinte for cliente do banco. Não necessita emissão prévia de guia, basta informar os dados necessários e autorizar o débito em conta. Serviço disponível 7 dias da semana, 24h, no endereço internet www.banrisul.com.br (home banking e office banking), no BANRIFONE (informe-se sobre o número da sua região) e nas máquinas de auto-atendimento. O banco disponibilizará um cupom comprovando o pagamento. Contribuintes não inscritos no Cadastro Geral de Contribuintes de Tributos Estaduais - CGCTE poderão utilizar somente a opção internet.

2. Emissão da Guia de Arrecadação Única com Código de Barras - GAUCB no endereço internet www.sefaz.rs.gov.br em dois métodos distintos: emissão on-line diretamente no site da Fazenda ou download do aplicativo gerador da guia para posterior emissão da mesma. Requer impressora jato de tinta ou laser para impressão do código de barras. O documento poderá ser pago nos caixas das agências e postos bancários do BANRISUL. Pagamento restrito ao horário de atendimento dos estabelecimentos bancários e conveniados. Informe-se junto ao banco sobre restrições aplicáveis aos pagamentos com cheques. O comprovante de pagamento será a via "contribuinte" da GAUCB.

2.1 Quando o contribuinte for cliente do BANRISUL, a GAUCB, devidamente impressa, poderá ser paga por meio dos serviços de auto-atendimento do banco, bastando selecionar a opção adequada, informar o código de barras e autorizar o débito em conta. Serviço disponível 7 dias da semana, 24h, no endereço internet www.banrisul.com.br (home banking e office banking), no BANRIFONE (informe-se sobre o número da sua região) e nas máquinas de auto-atendimento. O banco disponibilizará um cupom comprovando o pagamento.

3. Emissão da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais com código de barras - GNRE por meio de download do aplicativo gerador da guia, no endereço internet www.sefaz.rs.gov.br, para posterior impressão e pagamento na rede conveniada fora do Rio Grande do Sul: BANRISUL, BANCO DO BRASIL, BRADESCO, ITAÚ, BANESE, SANTANDER BANESPA e NOSSA CAIXA NOSSO BANCO. As guias com código de arrecadação 10003.8 (ICMS Transporte), 10005.6 (ICMS Importação) e 10008-0 (ICMS Recolhimentos Especiais ou Antecipados) também poderão ser pagas na mesma rede conveniada dentro do Rio Grande do Sul. Na internet, o serviço está disponível 7 dias da semana, 24h. Nas agências, o serviço é restrito ao horário de atendimento das mesmas. Informe-se junto ao banco sobre restrições aplicáveis aos pagamentos com cheques. O contribuinte receberá duas vias da GNRE autenticadas como comprovante de pagamento.

3.1 Quando o contribuinte for cliente de um dos bancos da rede conveniada e este oferecer serviços de auto-atendimento, a GNRE, devidamente impressa, poderá ser paga por meio destes serviços, bastando selecionar a opção adequada, informar o código de barras e autorizar o débito em conta. Informe-se junto ao seu banco sobre o auto-atendimento para recolhimento de GNRE. O banco disponibilizará um cupom comprovando o pagamento.

4. Solicitação de Guia de Arrecadação Única com Código de Barras - GAUCB, ou da Guia de Arrecadação Eletrônica - GA, na repartição fazendária estadual mais próxima, para posterior recolhimento por meio do auto-atendimento do BANRISUL (somente a GAUCB) ou nos caixas das agências e postos bancários do BANRISUL (GAUCB e GA de qualquer valor). Serviço restrito ao horário de atendimento dos estabelecimentos envolvidos na arrecadação. Informe-se junto ao banco sobre restrições aplicáveis aos pagamentos com cheques. O contribuinte receberá a via "contribuinte" da GAUCB ou duas vias da GA, devidamente autenticadas, como comprovante de pagamento.